segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

As melhores músicas de 2011

Desde 2001, todo fim de ano eu faço uma coletânea com as melhores músicas dos últimos 12 meses. Essas foram minhas escolhas para 2011 - e o que você pode fazer com cada uma delas!
(na ordem em que eu visualizei a coletânea)


Hello, Martin Solveig
Onde o produtor francês constrói uma música pop em que ficamos o tempo todo esperando dona Martina Dragonette Sorbara cantar uma singela frase: "I just came to say hello!" Hello de volta, Solveig. Agora que já fomos apresentados, vamos ajudar Madonna a lançar um grande disco de novo?
Boa para: jogar tênis; dar uma cantada tímida



Abducted, Cults
Duplinha diabólica, essa do Cults: uma batida inocente, fofa, pra cima, escondendo uma letra que é um verdadeiro filme de terror para os românticos: "He tore me apart because I really loved him". Incongruência que parece trilha sonora de um baile de formatura bem, hmmm, cult.
Boa para: dançar alegrinho numa pista alternativa; bater palmas junto



Rumour Has It, Adele
No melhor momento do multiplatinado 21, Adele lança raios de fúria nas supostas amigas que inventam rumores sobre ela. E musicalmente a inglesa recria "Fast as You Can", da Fiona Apple. Win win! E Adele, cuidado com as mafiosas de plantão!
Boa para: atirar dardos em fotos de ex-amigo(a)s; comer Twix



Suzanne & I, Anna Calvi
La Calvi esbanja talento na guitarra - e pra ópera! - com seus acordes e trinados nessa homenagem rock'n'roll à tal Suzanne do título. Será Suzanne Vega? Será "Suzanne" Vieira?
Boa para: imitar uma cantora de ópera; assistir Twin Peaks



Please Ask for Help, Telekinesis
Nada de novo no front, mas tente resistir à guitarrinha New Order que acompanha a música desde o início. O indie rock às vezes precisa é disso: muita despretensão acompanhada de talento.
Boa para: air guitar; aulas de código Morse



Where Have You Been, Rihanna
Mega bate-cabelo da caribenha. É daquelas músicas de fazer a pista inteira cantar/gritar junto. E se você tem alguém pra quem dedicar a letra, você tem muita sorte!
Boa para: se jogar como se não houvesse amanhã; lip sync for your life!



Otis, Jay-Z & Kanye West
O maior rapper dos Estados Unidos se junta ao mais talentoso. O resultado? Um disco abarrotado de momentos ricos e esbanjadores, mas também divertidíssimos e alto astral. Bora fingir ser rico também?
Boa para: dirigir seu carrão; nadar na sua piscina olímpica



Another Luvr, Teedra Moses
Enquanto o segundo disco não vem, The Young Lioness continua lançando música gratuita - e boa! - ano após ano. E segue sendo o segredo mais bem guardado do R&B.
Boa para: danças do acasalamento; vinhos



Big Fat Bass, Britney Spears
Our Lady of Cheetos! Com ajuda do onipresente Will.I.Am, Britney vira um robozinho pedindo que seu amante seja o "baixo" dela. Entendam como quiserem. Mas a música é boa!
Boa para: danças do robô; aulas de spinning



Pumped Up Kicks, Foster The People
Eles começaram o ano como uma banda desconhecida. Viraram queridinhos dos indies. E terminam 2011 como queridões de todo mundo. O poder dessa música é mesmo impressionante! Eu que o diga: foi sensacional ver todos os funcionários de uma loja em Londres dançando ao som dela.
Boa para: suspirar pelos bonitões da banda; bater o pezinho junto



Money, The Drums
O segundo disco da banda me decepcionou. Mas este primeiro single é fantástico - tudo que uma boa summer song precisa. Uuuuuuhs, um riff de guitarra esperto, letra divertida e com uma profundidade inesperada. Das coisas mais grudentas que ouvi em 2011.
Boa para: não comprar presentes; fazer este símbolo ¯\_(ツ)_/¯



Surgeon, St. Vincent
Annie Clark parece tão fofa! Tão gracinha! Tão professora de violino! Isso até você ouvir qualquer música do disco novo dela. Essa aqui tem um coro distorcido, efeitos de bambear as pernas e um solo de guitarra esquizofrênico. As aparências enganam!
Boa para: cirurgia plástica; brincar com o cachorro



The Edge of Glory, Lady GaGa
A única música do Born This Way que eu realmente amo. Mas que música! Hino eterno. Além disso, continua sendo a melhor contribuição para o "summer of sax" de 2011.
Boa para: declarações de amor de uma noite; air saxofone



Take Care, Drake
Onde Drake, acompanhado de Rihanna, interpreta uma canção originalmente de Gil Scott-Heron, que havia sido retrabalhada pelo Jamie XX. Confuso? Não se preocupe. Tudo funciona. E RiRi é um ser abençoado cantando "I'll take care of you".
Boa para: ter fé no futuro; noites a dois



Baby Says, The Kills
Sabe quando dá vontade de botar o pé na estrada, fazer uma viagem de carro, dar uma de Thelma e/ou Louise, ficar apaixonado de novo? Jamie Hince e Alison Mosshart sabem. E enchem meu coração de vida sempre que ouço essa música. Uma das melhores do ano!
Boa para: viagens; travestismo



Blue Jeans, Lana Del Rey
A Angelina Jolie da música virou a sensação entre os "alternativos" com somente duas canções. Curto mais este lado B que o lado A. Viva o climão de máfia, crimes, amor e vingança! Mesmo que seja tudo fabricado pela gravadora. Quem se importa?
Boa para: assistir Assassinos por Natureza; implante de colágeno



Rather Die Young, Beyoncé
Queen B chama seu homem de James Dean (a segunda música dessa lista que cita o ator) e diz que prefere morrer a viver sem ele. Drama pouco é bobagem, né? Seria facilmente descartável se não fosse um dos refrões mais incríveis do ano. Não consegui parar de ouvir desde sempre.
Boa para: fazer drama com as mãos; tentativas de suicídio passional



Shock to My System, Gemma Hayes
A irlandesa agora está independente, mas continua fazendo suas pérolas pop - humildes, escondidas, mas que são verdadeiros tesouros. "I was born awake. Little by little I simply fell asleep. Then you came. It all changed." E eu, mais uma vez, me rendo à linda Gemma.
Boa para: agradecer pela graça alcançada; ser feliz



Human Condition, Joan as Police Woman
Joan deve ser uma das cantoras com mais fé na humanidade. Aqui ela elogia o tanto de amor nas mãos dos humanos, e diz que para viver bem é indispensável sorrir para estranhos. Joan, eu sempre sorrio ouvindo você. Obrigado por um 2011 incrível.
Boa para: sorrir para estranhos; sorrir para si mesmo



Copenhagen, Lucinda Williams
Lucinda recebe a notícia da morte de alguém querido e denuncia a própria idade - "57, but I could be 7 years old". E traduz um sentimento pelo qual infelizmente todos nós vamos passar, mais cedo ou mais tarde.
Boa para: honrar os que se foram; refletir



So Gone (What My Mind Says), Jill Scott
Jilly from Philly cantando sobre resistir a ir pra cama com alguém que não merece - e não conseguindo. Quem nunca? Mas poucos constroem batidas tão elegantes enquanto cantam sobre a fraqueza da carne.
Boa para: ligar o foda-se e ir com tudo; arrepender-se depois



The Party & The After Party, The Weeknd
O projeto mais misterioso de 2011 pega a base de uma canção do Beach House e faz uma longa - e sinuosa - canção que é puro sexo. E precisa ser ouvida à noite. Nenhuma mixtape de fazer-amor-gostoso-em-2011 está completa sem essa música.
Boa para: beber champagne; transar



I Know Places, Lykke Li
Seja na Lua, seja no aparelho de som, seja num festival de música em Paris; Lykke construiu uma das declarações de amor mais bonitas, e esparsas, do ano. "I know places we can go, baby". Onde, Lykke? Oras, você é o ouvinte. Você responde. Apenas se emocione.
Boa para: ver a Lua; ouvir abraçado



Dark Turn of Mind, Gillian Welch
Gillian demorou oito anos para lançar um disco. E quando ouve-se canções delicadas como essa, fica o maravilhamento: essa é daquelas canções tão simples, mas tão simples, que são mesmo verdadeiros trabalhos árduos. É comovente na sua humildade.
Boa para: sítios; momentos de quase silêncio



Comfort Me, Feist
É Feist fazendo o que ela faz melhor no seu disco Metals: construir músicas que começam calmas, aparentemente relaxadas, que de repente explodem numa maravilha de percussão, cantos de pássaro e coros. Eeh-hee-hee, Feist! Simples assim. Agora sim a senhorita conseguiu me conquistar.
Boa para: natureza; bipolaridade



PS: Nos comentários há um link para quem quiser baixar todas as músicas.

Um comentário:

Adriano crowbar disse...

http://www.zshare.net/download/975505684e9da1ce/