domingo, 20 de novembro de 2011

Trabalhar Cansa



O trabalho endurece o homem. Essa deturpação do ditado poderia muito bem ser aplicada a Helena, a protagonista de Trabalhar Cansa. À medida em que vai administrando o mercado recém-inaugurado que montou, Helena vai ficando mais dura com os funcionários; se recusa a acreditar que um deles não está roubando produtos; passa a revistar a bolsa de uma caixa de comportamento exemplar; trata mal o marido desempregado. Mas essas atitudes não dominam a história, e a mudança na atitude de Helena não é mostrada do modo mais óbvio. Essa é uma das melhores qualidades de Trabalhar Cansa: o filme não quer enfiar nada goela abaixo do espectador. As mudanças de Helena, por exemplo, podem ser conferidas em sutilezas que enriquecem a obra: como uma simpática placa de "volte sempre" é substituída por um seco sinal escrito "saída", por exemplo.

Trabalhar Cansa não é um filme fácil. É lento, e deixa várias coisas sem explicação. Mas tem uma qualidade rara no cinema nacional: é intrigante. O que aquela mancha na parede quer dizer? E uma foto encontrada no supermercado vazio? Assim como um bom David Lynch, é filme pra ser discutido com os amigos depois. Por isso o fato de o filme ter entrado em cartaz em BH em apenas uma sala, em um horário, é frustrante. Mas não deixe isso te desanimar. É raro um filme nacional ser original assim sem ser pretensioso.



Confesso que saí da sessão sem entender várias coisas. Mas, graças a contatos com pessoas diretamente envolvidas com o filme, entendi algumas coisas e gostei ainda mais do que vi. Ok, eu sou da opinião que um filme deve ser apreciado por si só, sem explicações do diretor ou da equipe. Mas e quando a explicação enriquece muito a obra? Não é o mesmo quando um artista diz o que está por trás de uma canção, e você passa a achar a canção três vezes mais foda? E eu sou uma pessoa que adora discussões pós-filme: sou daqueles que nunca adivinham quem é o assassino na série Pânico, e nem desconfiei da reviravolta de O Sexto Sentido (agora eu posso queimar meu filme por completo e dizer que demorei 10 minutos para perceber que a personagem de Bryce Dallas Howard em A Vila é cega. Adeus, credibilidade!).

Isso tudo é minha forma de te convencer a assistir Trabalhar Cansa. Desde o título ótimo, é um filme instigante. Num ano em que o cinema nacional foi bem mais ou menos (na minha opinião), eis aqui uma obra que encasquetou de ficar na minha cabeça. E se você assistir e quiser gritar comigo, "Então me explica aquela disgrama de foto!", eu o farei de bom grado.

Nenhum comentário: